terça-feira, 7 de agosto de 2012

GRÃO-DE-BICO


O sabor é delicado, lembra nozes, gergelim...

Segundo estudiosos e fãsO grão-de-bico, também é chamado de gravanço, ervanço, ervilha-de-galinha ou ervilha-de-bengala, é uma leguminosa da família das fabáceas, muito distribuída na India e no Mediterrâneo. 

Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol.

O grão de bico é usado para o preparo de uma pasta árabe, chamada homus.
 Cada 100g de grão, contém 6g de fibras, sendo na sua maioria, fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol. 

O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão.
Na foto, Homus, creme de grão de bico à moda árabe, cozido e amassado como purê junto com tehina (pasta de gergelim) servido com pão sírio, legumes crus, azeite e salsinha.
Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares assim como no tratamento de vários tipos de anemia.
 Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio. Também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Pão sírio delicioso acompanhante do homus.

COMO TRATAR O GRÃO-DE-BICO
Coloque de molho em água por algumas horas ou de um dia para o outro. Esfregue os grãos uns nos outros, ele vai soltar uma casca. 
Depois de retirar todas as cascas, leve ao fogo em água fervente e cozinhar até ficar macio (nem tanto) ele não perde a sua textura mais firme. 
Mesmo assim não deixe que se desmanche. Escorra.

Até o próximo programa: 2ª feira às 20:30 horas
Reapresentação: sábado às 17:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...